Sustentabilidade

Você sabe o que é sustentabilidade?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.


Você sabe como separar o lixo corretamente?

Muito é discutido sobre a forma correta de separar o lixo e a importância desse ato, aqui no blog mesmo, o assunto é bastante abordado. Mas apesar disso, nem sempre nos detemos aos detalhes e algumas coisas podem passar despercebidas.

Pilhas e baterias devem ser colocadas em um coletor específico, em pontos de coleta criados especialmente para esses materiais. 



No caso do óleo de cozinha, usado para fabricar sabão, o ideal é colocá-lo em uma garrafa PET e entregar para empresas ou associações que utilizem-no. Em algumas cidades, como a nossa, o Departamento Municipal de Trânsito faz a coleta e encaminha ao lugar correto.

Para a separação correta de materiais como: papel, metal, vidro e plástico alguns cuidados são necessários. Preparamos alguns exemplos do que é, ou não, reciclável.

Papel
Reciclável- Jornais e revistas, folhas de caderno, fotocópias, envelopes, papel toalha, papelões e caixas em geral.
Não reciclável- Papéis sujos ou engordurados, papel higiênico, papeis parafinados (picolé), papéis plastificados, papel carbono e de fax.

Metal
Reciclável- Latas de alumínio, sucatas de automóveis e em geral.
Não reciclável- Clips, grampos, canos, espoja de aço.

Vidro
Reciclável- Garrafas em geral, copos, frascos (remédios, compotas, perfumes, etc).
Não reciclável- Espelhos, lâmpadas, porcelana, Cerâmica, vidro temperado (de carro).

Plásticos
Reciclável- Copo plástico, sacos plásticos, embalagem de material de limpeza, garrafas PET, canos e tubos, vasilha plástica.
Não reciclável- Cabos, tomadas, fibra de vidro, acrílico.

Vale lembrar que os materiais devem ser limpos e sempre que possível reduzido de tamanho. No caso dos vidros, podem ser inteiros ou quebrados, mas se estiver quebrados devem ser enrolados em papel grosso (jornal ou craft) para evitar acidentes.

Para começar a agir em prol de um planeta mais saudável não é preciso muito, muitas vezes pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia já fazem uma grande diferença,


A empresa Quality Vida é uma empresa totalmente sustentável: veja alguns exemplo  abaixo:

A água consumida pela nossa empresa, consiste na canalização da água da chuva depois a água  e bombeada para uma estação a onde ela e tratada e reutilizada em descargas sanitárias, jardinagens.


O lixo da empresa é dividido em duas partes:                                                                                                  

1° Parte – O lixo orgânico ou úmido: Folhas de árvores, restos de comida em geral               
2° Parte - O lixo inorgânico ou seco :  papel, papelão, metais, vidros, plásticos, madeiras, cerâmicas.                                                 
 A empresa Quality Vida  tenta ao máximo  diminuir a poluição de várias formas desde a economia da água, luz e apoiamos a reciclagem de varias formas desde a coleta seletiva dos produtos utilizados na nossa empresa como pilha, lâmpadas, baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário